PROJETO
Saúde:
A Arte de Viver Bem
1-
JUSTIFICATIVA
O
Projeto "Saúde: A Arte de Viver Bem”
tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos alunos por meio de
ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Neste sentido, visa promover a
realização de atividades educativas que possibilitem a garantia de uma
aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida, de forma
contextualizada, e com isso, contribui na formação de cidadãos capazes de atuar
em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.
No
contexto da nossa escola o presente projeto apresenta uma proposta
enriquecedora, planejada em parceria com o “Programa Saúde Escolar”- com acompanhamento de profissionais da área
de Nutrição, Odontologia da Unidade Saúde
da Família – Grotão I. As experiências
mostram que esta parceria permite um trabalho interdisciplinar, uma vez que,
promove discussões de temas relacionado à saúde bucal, nutricional, orientações
de prevenção, palestras, entre outros. Ampliando assim, o conhecimento dos
alunos e, ao mesmo tempo, envolvendo-os na aprendizagem das disciplinas
Português, Matemática, Ciências, Artes, Informática e os temas transversais
Saúde, Trabalho e Consumo.
Trata-se
de uma iniciativa presente na escola desde o ano de 2007, na qual, compõe uma
das ações proposta no Projeto Político Pedagógico. Portanto, o projeto “Saúde: A Arte de Viver Bem” se apresenta
enquanto ação articuladora capaz de fomentar uma cultura de comportamentos e
estilos de vida. Daí a sua importância como projeto interdisciplinar a ser
trabalhado ao longo deste ano letivo, tanto na sala de aula como nas atividades
extracurriculares.
2-
OBJETIVOS
GERAL:
·
Possibilitar
a conscientização e reflexão dos educandos sobre a importância dos cuidados com
a saúde, no tocante a promoção da saúde e prevenção de doenças.
ESPECÍFICOS:
·
Trabalhar de forma interdisciplinar o tema
saúde associando aos conteúdos curriculares;
·
Realizar ações relativas aos cuidados com a
nutrição e a saúde;
·
Desenvolver atividades educativas em parceria
com o USF, visando ações de prevenção, avaliação e cuidados com a saúde;
·
Ampliar espaços de informação e debate que
estimulem os alunos a pensar a saúde através do temas transversais: Saúde,
Trabalho e Consumo.
3-
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O Projeto
Político Pedagógico desta escola se fundamenta nas orientações da UNESCO (1999)
no que diz respeito ao ensino, fundamentado essencialmente sobre o domínio do
aprender a conhecer e aprender a fazer. Estas aprendizagens, direcionadas para
a aquisição de instrumentos de compreensão, raciocínio e execução, não podem
ser consideradas completas sem os outros domínios da aprendizagem de conviver
com o outro e explorar o seu próprio desenvolvimento enquanto ser humano diante
do mundo, ou seja, aprender a ser.
Com este
entendimento, a escola tem como função propiciar que o educando tenha condições
psicológicas e cognitivas, para assim, ser capaz de se tornar consciente e
transformador do seu próprio desenvolvimento intelectual, pessoal e social.
Nesse sentido,
se faz necessário que a escola seja promotora de uma prática pedagógica e
reflexiva, sobre algumas temáticas pertinentes que estão em constante evidência
no cotidiano de crianças, adolescentes, família, escola e comunidade. Para este
ano letivo priorizamos trabalhar as seguintes temáticas: alimentação saudável,
orientações nutricionais, obesidade, desnutrição, higiene pessoal e exercícios
físicos.
Segundo Lomônaco (2004), um
dos objetivos da Educação e Saúde é desenvolver um juízo crítico nos indivíduos
e a capacidade de intervir sobre suas vidas e o ambiente, criando condições
propícias à saúde.
Assim, o trabalho de promoção à saúde desenvolvido na escola, parte do ponto de
vista do saber que os estudantes possuem e da realidade na qual eles vivem. Nas
palavras de Paulo Freire (1996),
Porque
não discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a
disciplina cujo conteúdo se ensina, a realidade agressiva em que a violência é
a constante e a convivência das pessoas é muito maior com a morte do que com a
vida? Porque não estabelecer uma necessária "intimidade" entre os
saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm
como indivíduos.
Partindo-se dessa metodologia de ensino, atrelada a
realidade, torna-se possível estimular o desenvolvimento da capacidade crítica
e autonomia nos estudantes para que eles mesmos passem a enxergar as mudanças
necessárias para a melhoria das condições de vida que lhe são impostas e assim
tornarem-se sujeitos ativos diante da realidade.
4-
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Este projeto é realizado
de forma interdisciplinar, por caracterizar-se pela intensidade das trocas de
experiências entre os professores e alunos e pelo grau de integração real das
disciplinas.
Nesse sentido, para do
ano em curso destacamos como pontos relevantes as temáticas: alimentação saudável, orientações nutricionais, obesidade,
desnutrição, higiene pessoal e exercícios físicos, da seguinte maneira:
- Roda
de conversas;
- Discussões
sobre como se alimentar de maneira saudável;
- Apresentação de músicas e vídeos sobre as
temáticas, para leitura, interpretação e discussão;
- Produção
de textos através de gravuras e palavras tanto individuais quanto
coletiva;
- Construção
de acróstico a partir de palavras sobre o tema discutido;
- Confecção
de cartazes com mensagens, construção de frases, textos e gravuras;
- Contação
de histórias através de fantoches e leitura individual e coletiva;
- Dramatização
sobre o tema;
- Desenho,
pintura, recorte e colagem referente ao tema;
- Dinâmicas;
- Palestras.
5- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Atividades
|
Mar.
|
Abril
|
Maio
|
Jun.
|
Jul.
|
Agos.
|
Set.
|
Out.
|
Nov.
|
Dez.
|
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Apresentação do projeto
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X
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Exame clínico com a dentista do
PSE
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X
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X
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X
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X
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X
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Escovação
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X
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X
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X
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X
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X
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Diagnóstico inicial – teste do
IMC
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X
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X
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X
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X
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X
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||||||
Palestra com os pais
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X
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Semana da Alimentação Saudável
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X
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||||||||||
Teste do Minuto
|
X
|
X
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Postura corporal
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X
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X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
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||||
Discutir o tema Obesidade
|
X
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Trabalhar o tema desnutrição
|
X
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||||||||||
Leituras de livros sobre saúde
|
X
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X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
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X
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||
Contação de histórias
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
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||
Dramatizações através de fantoches
|
X
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X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
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||||
Dinâmicas envolvendo o tema
saúde
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X
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X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
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X
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||
Apresentação de músicas e vídeos
|
X
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X
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X
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X
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X
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X
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X
|
X
|
X
|
||
Culminância
|
X
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REFERÊNCIAS:
● FREIRE,
P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa.
Editora Paz e Terra, 1996.
● LOMÔNACO, A. F. S. Concepções de Saúde e Cotidiano Escolar - O
Viés do Saber e da Prática. 27ª
Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2004.
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